Compras pela internet: a economia supera o medo?

Toda vez que preciso comprar algo para o apartamento e começo a pesquisar, me pego pensando “tudo ficou mais caro ou sou eu que estou cada vez mais pobre?”. Já pensei em mandar a minha história para aquela série de reportagens do Fantástico que pergunta “cadê o dinheiro que tava aqui?”, mas, como não tenho histórico de corrupção, sei que não vai rolar. Talvez eles acabassem me usando como exemplo para as análises do Max Gehringer, se eu não fosse morrer de vergonha de todo mundo ver as minhas contas.

Então, eu pesquiso bastante. E deixo de comprar na maioria das vezes.
A internet tem sido grande aliada nesse processo – na verdade, é na vida, né. Tanto pesquiso os produtos, as opções e as tendências quanto aproveito as promoções.

Numa dessas, só na geladeira a economia foi de uns R$ 600,00. Como cada realzinho economizado é comemorado, imagina quando é bastante? E assim foi com o cooktop, com o forno elétrico e com um par de cadeiras (esses ainda não chegaram).
Ah! Até um mixer entrou nessas de “oportunidades imperdíveis” e custou uns 60% menos.

Só tem um probleminha de comprar assim: o medo.

Não falar com nenhum vendedor, colocar os dados em um formulário online e ainda ter que confiar que as coisas chegarão não é tão simples. Eu fico bem ansiosa, mesmo.

O Leonardo até tirou foto da geladeira embaladinha no lugar dela após a entrega para me acalmar:

Geralmente, quando compramos em uma loja, marcamos a entrega para, quem sabe, um turno específico. Algo como “quarta à tarde”. Mas, pela internet, eles te dizem um prazo, te deixam um link para rastreamento e passam informações como “a caminho do endereço escolhido”. Resta acompanhar e esperar que tenha alguém com dias disponíveis para receber a qualquer hora.

Por isso, antes de se jogar nas promoções, é legal saber se o site é confiável e procurar um histórico de avaliações de outros compradores. Eu tive, por enquanto, boas experiências com o Ponto Frio, as Lojas Americanas e o Shoptime. E, por boa experiência, eu quero dizer uma soma de preço bom e entrega eficiente (até antes do prazo). A última tentativa foi em outro site, que é a primeira vez que realmente uso e vou esperar até o fim do caminho para poder ter uma opinião melhor.

Uma coisa que deve ser muito observada é que o Google tem a aba “shopping” que, quando fazemos uma pesquisa por produto, já reúne ofertas e preços em uma lista só dele, sem precisar ir até um site que compara preços, como o Buscapé. Acontece que, nessa lista, entram até os sites falsos, que colocam suas ofertas com valores muito abaixo da concorrência e acabam pegando muitos clientes no descuido. Se, por um lado, facilita muito, por outro pode nos induzir ao erro.

Então, vale dar uma olhada no Reclame Aqui antes de qualquer coisa. Além disso, encontrei essa página de Facebook, chamada Lojas Virtuais Falsas, que lista vários sites que não dá para confiar.

***

E vocês? Já tiveram experiências que valem ser compartilhadas? Têm alguma dica para quem quer se aventurar assim? Deixem aqui nos comentários!

Da minha parte, resta aguardar que as minhas cadeiras lindas cheguem logo, em bom estado e tudo certo. Aiai, esse apezito que não para de me dar emoções…

 

 

3 comentários sobre “Compras pela internet: a economia supera o medo?

  1. Show Alohaaaa…
    Tb estamos montando um novo ap e a internet é a melhor amiga nessas horas. Uma coisa que fizemos (e que eu já havia feito anteriormente) foi pesquisar o menor preço dos eletros que queríamos e, como adoramos a Fast Shop, fomos à loja física com o orçamento e eles conversaram, conversaram e bateram os melhores preços da internet na loja física… Chegou tudo em 10-15 dias. Vale a pena.

    Curtir

Deixe um comentário